Tags

, , , , , ,

Muita gente tem curiosidade de como funciona ou até mesmo tem dificuldade na compra de passagem nos trens japoneses,confesso que na primeira vez assusta.
Montei um post explicando um pouco sobre como funciona os trens japoneses,espero que seja útil pra muita gente.

1)Categorias de trem

Todos os tipos de trens japoneses,do local ao Trem Bala, são normalmente classificados nas seguintes categorias:

Local

Local (kakueki-kakueki ou densha futsu)

Os trens locais param em cada estação.

Rápido

Rápido (kaisoku)
Os trens rápidos pulam algumas estações. Não há diferença no preço do bilhete entre os trens locais e rápidos.

Express

Express (kyuko)
Os trens expressos param em estações de menos de trens rápidos.A Japan Railways (JR),cobra uma taxa expressa em complemento à tarifa base.

Limited express

Limited Express (tokkyu)
Expresso limitado trens param apenas nas principais estações.A taxa expressa geralmente tem que ser paga além da tarifa base.Ele é geralmente entre 500 e 4000 ienes. Companhias ferroviárias JR sempre cobram essa taxa, mas algumas outras empresas ferroviárias privadas não.

Shinkasen (新幹線)

Super Expresso (Shinkansen)
Shinkansen ou Tem bala só são operados pela empresa JR.O Shinkansen percorrem trilhas separadas e em plataformas.A taxa expressa tem que ser paga além da tarifa base.É geralmente entre 800 e 8000 ienes.

Exemplo de um trem japonês (電車の前面を構成するものの例。)

A – (通過標識灯) Iluminação

B – (行先表示器) Indicação de destino final

C – (ワイパー) Para-brisas

D – (車両番号表記) Numeração do veículo

E – (前照灯) Farol

F – (尾灯) Luz de ré

G – (アンチクライマー) Proteção

H – (連結器) Acoplamento

I – (電気連結器) Engate Elétrico

K – (排障器) Cow catcher (espécie de proteção contra qualquer coisa que esteja no trilho)

F -(非常口) Fire Scape

2)Categorias de Assentos:

JR oferece a escolha entre duas classes,ordinary (economica) e Green (primeira classe),no shinkansen,trens expressos limitados e um pequeno número de trens mais lentos.A maioria dos trens locais exercem apenas vagões normais.Vagões Green são menos cheios e oferecer assentos mais espaçosos,mas normalmente são 30% a 50% mais caro do que os vagões comuns.

A maioria dos trens bala e trens expressos limitados realizar não-reservados/non-reserved (jiyu-seki) e reservados/reserved (Shitei-seki) lugares,enquanto alguns carregam lugares reservados apenas.Assentos em vagões Green são muitas vezes reservados.Na maioria dos trens locais,rápidos e expressar todos os assentos são não-reservados.Reservas de assentos custo aproximadamente de 300 a ¥ 700,mas estão livres com o Japan Rail Pass.

Vagões para fumantes existem apenas um pequeno número de trens de longa distância.Em todos os outros trens,não é permitido fumar.

3) Comprando um bilhete

Os bilhetes para viagens de curta distância são melhor adquiridos nas máquinas de venda automática, enquanto os bilhetes e reservas de lugares para viagens de longa distância podem ser adquiridos nos balcões das estações de trem.

a) Compra um bilhete em uma máquina de venda automática

1. Encontre seu destino e o preço da passagem correspondente no mapa acima da máquina.O mapa mostra as linhas de trem e estações da região.Os preços dos ingressos são mostrados ao lado ou embaixo do nome de cada estação.


2. Insira o dinheiro na máquina.A maioria das máquinas aceitam moedas de 10, 50, 100 e 500 e 1000 ienes.Muitas máquinas também aceitam notas maiores.


3. Selecione o número de ingressos que deseja comprar.O padrão é um,então se você estiver viajando sozinho,você pode pular esta etapa.


4. Pressione o botão que mostra o valor de seu bilhete.

5. Pegue o bilhete(s) e o troco.

Máquinas de venda automática de bilhetes com o mapa das linhas e estações.

Às vezes,os nomes das estações nos mapas são escritas somente em japonês. Se você não conseguir encontrar o seu destino e a tarifa correspondente,você pode comprar um ingresso para o menor preço possível, e pagar a diferença em uma máquina de reajuste na estação de destino.

b)Comprando um bilhete em um balcão

Para comprar um bilhete, você precisa fornecer as seguintes informações:

– Número de passageiros
– Data da viagem
– Partida da Estação
– Destino da Estação
– Vagão comum ou Green (1ºClasse)
– Preferência de assento reservado ou não-reservados
– Se quiser reservar um lugar, você precisa fornecer as seguintes informações adicionais:

Trem nome e número de hora de partida ou preferência de fumante ou assento não-fumante.
Se você não fala japonês e há uma programação,é recomendável que você gravar os dados em um pedaço de papel e apresentá-lo ao vendedor,a fim de tornar mais suave o processo de compra.

4) Entrando na zona paga da estação

Depois de comprar o bilhete,você pode prosseguir através do portão de embarque.Passe pelas catracas automáticas,que são encontrados nas estações mais movimentadas,insera o bilhete,atravesse o portão e pegue o bilhete do outro lado. Se você inserir um bilhete inválido, o portão será fechado e um alarme soará.

Se você tiver um Japan Rail Pass, você não pode usar portas automáticas, mas deve passar por uma porta aberta, mostrando o seu cartão ao funcionário da estação.

Para acessar plataformas Shinkansen, você precisa passar por um segundo conjunto ou separado dos portões de bilhetes. Eles normalmente são bem marcados.

5) As plataformas da estação

Encontre a sua plataforma ao olhar para a sua linha de trem e direção. A maioria dos sinais importantes são escritas em Inglês e Japonês, e cada vez mais também em chinês,coreano e até português.

Em muitas plataformas, marcas no chão indicam que as portas do trem chegando será localizado. Os passageiros em espera vai se alinhar com essas marcas. Os maquinistas são treinados para parar dentro dessas marcas.

Passageiros em espera na plataforma

Em caso de trens de longa distância, as marcas adicionais indicarão o número do vagão e se o vagão é comum ou green, e se ele é reservados ou não-reservados, e fumar ou assentos não-fumantes.

Note-se que algumas plataformas são servidas por trens de categorias diferentes (por exemplo, os trens locais e rápidos). Exibe indicam a categoria no próximo trem chegar e, em algumas estações, o conjunto de estações próximas servido por ele.

6) Entrando no trem

Aguarde pela saída dos passageiros antes de entrar no trem. Tenha cuidado para não bloquear a porta nas estações, especialmente se o trem está lotado. Mochilas no chão ou nas prateleiras de bagagem.

A maioria dos passageiros nos trens japoneses ou está lendo, dormindo ou usando seus celulares para enviar mensagens, navegar na web ou jogando jogos. Conversar em telefones celulares dentro de trens, no entanto, é proibido, exceto nas seções de entrada entre os vagões do shinkansen e trens expressos limitados.

As próximas estações e linhas de conexão são anunciados em japonês. Em shinkansen e algumas outras linhas usadas frequentemente por visitantes estrangeiros, os anúncios são feitos também em Inglês. Shinkansen e outros trens mais novos têm sinais eletrônicos em cada vagão que mostram a próxima estação.

7) Na estação de destino

Os nomes das estações nas plataformas estão escritos em kanji, hiragana, e Inglês. Os nomes das estações anteriores e futuros também são gravados.

Chegando ao seu destino, sair da zona de tarifa paga pelos portões de bilhetes do mesmo modo como você entrou. Ao pagar com um único bilhete, o bilhete é mantido na máquina quando sair.

Se você não pagar a tarifa correta para a sua estação de destino, você tem que pagar a diferença em um “Fare Adjustment” da máquina antes de sair pelos portões. Se não houver tais máquinas, você pode pagar a diferença na portaria.