Tags

, , , , , , ,

Koinobori ( 鯉幟 Subida das carpas)

Hoje começa o Golden Week (ゴールデンウィーク, Gōruden Wīku) no Japão,ô delícia!

O Golden Week é uma junção de 4 feriados nacionais,a preferida depois do Ano-Novo e do Obon de agosto dos japoneses.É praticamente impossível encontrar hotéis vagos nessa época já que a maioria dos japoneses estão de folga a aproveitam para passear.

Até o ano de 1988 o dia 29 de Abril era comemorado o aniversário do imperador Showa (天皇誕生日 Tennō tanjōbi),a partir do ano seguinte passou a se chamar (みどりの日 Midori no hi) já que o antigo imperador veio a falecer e era apaixonado pela natureza.

O dia 3 de Maio é comemorado desde 1947 o dia da Constituição  (憲法記念日 Kenpō kinenbi).

O dia 4 de Maio (国民の休日 Kokumin no kyūjitsu) foi criado desde o ano 1985 como uma ponte pra tornar o Golden Week uma semana contínua de feriado.

E o dia 5 de Maio é o  (こどもの日 Kodomo no hi) mais conhecido como o Dia dos Meninos  (端午の節句 Tango no sekku)mjá que o dia das meninas é comemorado  em uma data separada.

Vários dias para passear e descansar.

O Koinobori ( 鯉幟 Subida das carpas):

Em todo o país, famílias com filhos homens hasteiam, neste dia, sobre um mastro de bambu, o Koinobori, que é uma carpa colorida de tecido ou papel. Quando o Koinobori é visto tremular junto ao céu azul tem-se a impressão de estar vendo uma carpa nadando contra a correnteza. O Koinobori representa o Dia dos Meninos, e a carpa é um símbolo de força, persistência, bravura e sucesso. Esse peixe consegue nadar e subir correntezas e cataratas sem a ajuda de ninguém, e numa fábula chinesa, a valente carpa se transforma num dragão no final da escalada. Os atributos que a carpa simboliza parecem virtudes militares (persistência, coragem, sucesso), e de fato, ela está em algumas lendas que falam de guerras ocorridas num período remoto, tanto é que nos santuários do deus da guerra, Hachiman, são distribuídos amuletos em forma de carpa.

A prática de hastear o Koinobori surgiu no século XVII entre os plebeus urbanos, que resolveram apresentar uma alternativa ao costume dos samurais de exibirem suas armas e armaduras no Dia dos Meninos. Além de ser mais simples, a carpa de tecido simbolizaria os mesmos valores pretendidos pelos guerreiros sem ser tão ostensivo. As duas formas de celebrar a data foram mantidas por muito tempo. Mesmo atualmente, além do Koinobori no lado externo da casa, os meninos devem expor dentro de suas casas, miniaturas de bonecos de guerreiros, com armadura, arma e capacete.

Chimaki 粽 ou ちまき um bolinho de arroz embrulhado em folha de bambu

Os alimentos associados a esta data são o chimaki (Chimaki 粽 ou ちまき um bolinho de arroz embrulhado em folha de bambu) e o kashiwa mochi (かしわ餅 bolinho de arroz recheado com massa de feijão doce e embrulhado em folhas de carvalho).

かしわ餅 bolinho de arroz recheado com massa de feijão doce e embrulhado em folhas de carvalho.

Já pensou um feriado assim aqui no Brasil,eu ia adorar já que meu aniversário cai no dia 4 de maio e fiquei 9 anos comemorando em casa tranquila.😄