Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Como hoje é meu aniversário vou postar sobre tradições de aniversário japoneses.

お誕生日 おめでとう! Feliz aniversário!

Segundo as crenças japonesas, algumas idades são considerados idades de azar ou até mesmo perigosa, enquanto outros são totalmente dignos de comemoração. São celebradas cerimônias e rituais especiais, a fim de afastar a má sorte ou para trazer boa sorte durante essas idades. Conheça essas comemorações nos costumes japoneses:

O que é Shichi Go San?

Shichi Go San (七五三) ou o Festival “Sete-cinco-três”, é comemorado no dia 15 de novembro. Neste dia, os meninos de cinco anos de idade e sete anos de idade, as meninas de três e cinco anos de idade, vestidos com quimonos são abençoados por um sacerdote xintoísta para ter saúde e bem-estar. Inicialmente acreditava que as crianças dessas idades em particular são consideradas na numerologia japonesa por serem números ímpares como sorte. A bênção do sacerdote Xintoísmo e orações foram. O respeito tem vindo a ser considerado como um rito de passagem importante, pois representa a elevação da criança “homenzinhos” e “adoráveis ​​Mulheres”.

O que é Seijinshiki?

Aos 20 anos os japoneses (homens e mulheres) comemoram a maioridade. Essa celebração se chama Seijinshiki. Apenas os nobres e ricos o celebravam até o século 19. A data começou a ser celebrada pela população em 1947, no dia 15 de janeiro. Em 99, com a mudança da lei que define os feriados, a data passou a ser móvel. Atualmente é comemorada nas segundas-feiras mais próximas do dia 15.
Na maioria das regiões a cerimônia é realizada nas prefeituras e ginásios de esporte municipais. As mulheres costumam se vestir com o furi-sode, quimono colorido para solteiras, e os homens se vestem com ternos, mas também usam o hakama (parte de baixo do quimono que se parece com uma calça).

O que é Yakudoshi?

Acidentes, período de azar e inferno astral estão relacionados ao Takudoshi. Para aqueles que estão nas idades consideradas críticas (Yakudoshi), é preciso muito cuidado. Essas idades variam um pouco conforme a região do Japão, mas normalmente, para os homens, são os 25, 42 e 61 anos e para as mulheres, os 19, 33 e 37 anos.
Os homens devem tomar um cuidado maior com os 42 anos,idade conhecida como “Taiyaku” ou “Hon’yaku” (mais perigosa),cuja leitura em japonês dos números 4 e 2 (“shi” e “ni”), juntos, formam a palavra morte. Já as mulheres têm que redobrar a atenção aos 33 anos, já que os números 3 e 3 (san san) remetem a dificuldades. No que depender da junção dos números 1 e 9 (juu ku), grande sofrimento acometerá o sexo feminino aos 19 anos.
O ano anterior ao Yakudoshi, chamado Maeyaku, e o posterior, Atoyaku, também são considerados perigosos. Para a contagem da idade crítica, deve-se considerar o Kazoedoshi, isto é, um ano a mais à idade da pessoa.
Os japoneses costumam organizar festas no período anterior (Yakuire) e posterior (Yakubarai) ao Yakudoshi, como forma de reunir energias positivas para enfrentar o período. Yakuire é a festa que familiares e amigos oferecem à mulher aniversariante que completa 33 anos e ao homem, na comemoração de seus 42 anos. Na ocasião, o aniversariante tem que usar trajes do sexo oposto para “enganar o azar”.
O aniversariante também deve usar roupas vermelhas para trazer boa saúde, vitalidade e vida longa.

O que é Kanreki?

Para os homens, o 60 º aniversário é chamado kanreki, o conhecido como “segunda infância”. Os caracteres japoneses no kanreki palavra literalmente significa “retorno” e “calendário”. O calendário tradicional, que foi baseado no calendário chinês, foi organizada em ciclos de 60 anos. O ciclo de vida retorna ao seu ponto de partida em 60 anos.

Tradicionalmente, os amigos e parentes são convidados para uma festa de comemoração de um aniversário do 60. É habitual para o celebrante a dar uma capa vermelho e vestir um colete vermelho. Estas roupas geralmente são usadas por bebês e isto simboliza a volta do celebrante ao seu nascimento.

Outros anos de aniversário comemorado por homens e mulheres:

O que é Ga no Iwai?

Ga no Iwai (também conhecido como toshi iwai) é um rito de passagem japonês comemorado em várias idades para rezar para uma vida longa. Esta tradição foi trazida para o Japão da China, e originalmente era celebrada uma vez a cada dez anos, começando quando completou 40 anos de acordo com o método tradicional japonês de cálculo da idade. Desde o século XVI, não ga Iwai tem vindo a ser comemorado início quando um vira 60 (kanreki) e, posteriormente, nas idades de 70 (Koki), 77 (kiju), 80 (Sanju), 88 (beiju), 90 (sotsuju) e 99 (Hakuju).

70 anos – KOKI IWAI77 anos – KIJU IWAI

80 anos – SANJU IWAI

88 anos – BEIJU IWAI ou YONE NO IWAI

90 anos – SOTSUJU IWAI

99 anos – HAKUJU IWAI

Desde o início da história, o arroz era respeitado pelo povo, pois era seu alimento, sua vida, seu próprio sustento e felicidade. Uma parte integrante e fundamental da sociedade japonesa, o arroz simboliza pureza e bondade. Assim, o arroz não falta em nenhuma dessas comemorações.

Vou postar uma música da 大塚 愛 chamada Birthday Song:

Em Japonês e Romaji:

あの星をごらん 君を守る光
ano hoshi o goran kimi o mamoru hikari
まだ もみじのような手だった頃
mada momiji no you na tedatta goro
いつだって君の頭の上には
itsudatte kimi no atama no ue ni wa
愛してくれる光がある
aishite kureru hikari ga aru

Happy Birthday!
Happy Birthday!
Happy Birthday to you!

やがて夢を抱き 人を愛して
yagate yume o idaki hito o aishite
どんな涙を流してきただろう
donna namida o naga shite kita darou
偶然君に出会えた事に
guuzen kimi ni deaeta koto ni
密かな乾杯をしよう
hisoka na kanpai o shiyou

Happy Birthday!
Happy Birthday!
Happy Birthday to you!


Agora vou comemorar meu 30th aniversário!


About these ads